BLOG DESTINADO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, DISCUSSÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
OS PERIGOS DA ÁGUA DE LASTRO
terça-feira, 21 de junho de 2011
CASCA DE COCO - PARA QUE SERVE?
Fibra do Coco
Só o estado de São Paulo consome cerca de 3,8 Milhões de Cocos por mês, o que dizer do consumo total do país?Uma enorme quantidade de lixo com destinos diferenciados. Um desses destinos é a reciclagem. A estrutura firme do coco, ou a Quenga, como é comumente chamado, é utilizado por artesãos para a confecção de artigos de decoração e bijuterias.Já a fibra, ou casca são utilizados para vários fins como: Mantas e telas para proteção do solo onde a fibra do coco, verde ou maduro, pode ser empregada na área agrícola como matéria-prima para a proteção de solos, no controle da erosão e na recuperação de áreas degradadas.Também é utilizada no enriquecimento de alimentos para a alimentação humana, pois este material é rico em celulose,pectina não havendo necessidade de grandes complementações nutricionais para o adequado desenvolvimento microbiano em nosso organismo.
Visão Futura
É isso meu povo, aproveitem a matéria e divulguem.
Abraços à todos!!!
segunda-feira, 25 de abril de 2011
3° CONGRESSO DE BIOLOGIA MARINHA
Data: . 15 a 19 de maio de 2011.
Endereço do site (URL): . . . www.uff.br/cbbm2011
Local :. . . Natal - RN.
E-mail: . . . mailto:cbbm2011@gmail.com
Já garanti a minha vaga. E você?!
quinta-feira, 24 de março de 2011
EM EXPOSIÇÃO, CRIANÇAS APRENDEM A CONSUMIR ÁGUA DE FORMA CONSCIENTE
Com este intuito, em comemoração ao Dia Mundial da Água, no último fim de semana o Instituto Amiks levou 23 crianças e jovens, entre 6 e 18 anos de idade, do abrigo Lar Dona Cotinha para conhecer a exposição. Uma vez por mês, os “Amiks” reúnem menores em situação de vulnerabilidade para atividades culturais.
Mirna Castro Folco, gerente de Mobilização Comunitária do Instituto Akatu e uma das idealizadoras do Amiks, diz que o “Água na Oca” atraiu a atenção dos “pequenos” e dos “grandes” por ser uma exposição dinâmica, cheia de imagens. “Fica mais fácil para eles terem a ideia do ciclo da água e dos impactos do homem na natureza com apelos visuais”, diz.
Um dos painéis que mais chamou a atenção das crianças foi o de um carro em que se projetavam imagens de lama e água. Assim que a projeção terminava, alguns dados relevantes apareciam, mostrando que há muito mais gasto quando se lava o carro com a mangueira do que com baldes com água.
“A ideia que mais tocou as crianças foi a de que desperdiçar é ruim”, comenta Mirna Folco. A garota Íris, de 10 anos, confirma: “O que eu tenho para dizer é que economize água, não use muita para lavar o carro e nem fique debaixo do chuveiro. Que cuide”.
Após a visita na OCA, os menores ainda participaram da dinâmica “Teia da Vida”, criada pelo Akatu. Na atividade lúdica, as crianças representaram elementos da natureza; A ideia do jogo é mostrar que cada coisa existente no mundo depende de outra e que ameaçar a existência de um elemento compromete todo o grupo.
Akatu na Oca
Os monitores da exposição “Água na Oca”, que contribuíram para oferecer as informações às crianças e aos integrantes do Instituto Amiks, passaram por um treinamento de sensibilização e mobilização do Instituto Akatu. O treinamento atenta para as reações em cadeia que se dão durante o ato de consumo.
A exposição “Água na Oca” está aberta para visitação no prédio da Oca do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, até maio de 2011.