terça-feira, 21 de junho de 2011

CASCA DE COCO - PARA QUE SERVE?

Olá amigos! Em meio a tanta procura por esta fruta no mês de comidas típicas, onde se utiliza o coco como igrediente principal para o preparo da canjica, pamonha, pé de moleque, entre outros, paramos para pensar...pra onde vai tanta casca de coco e até mesmo a própria "Quenga" ?




Fibra do Coco

Só o estado de São Paulo consome cerca de 3,8 Milhões de Cocos por mês, o que dizer do consumo total do país?Uma enorme quantidade de lixo com destinos diferenciados. Um desses destinos é a reciclagem. A estrutura firme do coco, ou a Quenga, como é comumente chamado, é utilizado por artesãos para a confecção de artigos de decoração e bijuterias.Já a fibra, ou casca são utilizados para vários fins como: Mantas e telas para proteção do solo onde a fibra do coco, verde ou maduro, pode ser empregada na área agrícola como matéria-prima para a proteção de solos, no controle da erosão e na recuperação de áreas degradadas.Também é utilizada no enriquecimento de alimentos para a alimentação humana, pois este material é rico em celulose,pectina não havendo necessidade de grandes complementações nutricionais para o adequado desenvolvimento microbiano em nosso organismo.




Visão Futura


As empresas que hoje trabalham com este material esperam para os próximos 10 anos presenciar o surgimento de novos produtos feitos à base da casca de coco, não se limitando apenas à fibra e ao pó e um exemplo disso é a ultilização da casca de coco para a construção civil, que pode criar possibilidade no avanço da questão habitacional, através da redução do uso e do custo de materiais, envolvendo a definição de matrizes que inter-relacionam aspectos políticos e socioeconômicos.


É isso meu povo, aproveitem a matéria e divulguem.


Abraços à todos!!!

13 comentários:

Nathalya disse...

muito bom saber disso, todos os dias me desfaço de uma grande quantidade de casca de coco. Se houver algum interessado favor entrar em contato. Boa noite.

Arnaldo Francisco do Nascimento disse...

Já ouvi reportagem sobre a utilização da casca do coco verde como adubo, a até existe uma máquina que transforma-o em pó.

Arnaldo Francisco do Nascimento disse...

Complementando meu comentário, não só a casca é aproveitada, mas o coco todo,também
a citada máquina, se eu não engano foi desenvolvida pela Embrapa, e pode virar um
bom negócio, já que a matéria prima encontra-se nos containers, descartado pelo ven-
der de água de coco.

Anônimo disse...

Casca d coco amarelo beber com agua pra que serve?

Unknown disse...

Acho que a casca tbm serve como lenha pras assar o pão na padaria, não tenho certeza?

Coração de Borboleta disse...

Serve para labirintite

Robson disse...

Uma senhora, como muitos vende água de coco aqui perto de onde moro. Ela, como os outros vendedores, furam o coco e despejam a água num copo, como é vendido. Pego com ela os cocos vazios e levo pra casa, os abro, extraio o coco e coloco em vidros e consumo a semana inteira. A qui em casa não falta ácido láurico nem monolaurina no estômago. Ainda faço chá da casca e fibras.

LUCIA CEZAR disse...

Qual o benificio do chá da casca do cocô amarelo?

Unknown disse...

Fiz uma pergunta pra que serve a o chá da casca do cocô amarelo? Li a matéria e não tive resposta

Delfina Horto disse...

Qual o beneficio do chá da casca do coco amarelo?

Unknown disse...

Não tenho como comprovar porém um certo dia ouvir uma pessoa comentando que o chá da casca servia para inflamação na coluna e que tinha ficado bom porém só servia o amarelo

Unknown disse...

Pesquisando sobre o assunto, vi um médico dizendo e não só Ele, que o chá da fibra do cocô é ótimo para diarréia. 3 colheres da fibra para 200ml de água fervida, deixa em infusão, depois toma. Vi também que é muito bom para doenças na próstata, inclusive câncer.

Unknown disse...

Quero saber se o chá da casca do coco seco junto .com folhas de tansagem e bom p aliviar os calores na menopausa.