quarta-feira, 24 de março de 2010

AS JIBÓIAS

Há duas semanas alguns filhotes de Jibóia estão aparecendo com frequencia nas redondezas de uma empresa do ramo de alimento animal, na cidade de Abreu e Lima em Pernambuco e causando um certo " pavor" aos que não conhecem estas criaturas.
Mas, como para todo problema existe uma solução, eis que surge a salvadora da pátria, dos frascos e comprimidos: EU, Nataly Colorada!!!
Vou tentar repassar algumas informações sobre estas lindas cobras no intuito de colaborar com sua preservação e afastando qualquer "medo " que as pessoas possam ter delas.
As Jibóias são serpentes de médio a grande porte, podendo chegar a 4m de comprimento. Seu corpo é cilindríco, ligeiramente comprimido nas laterais, evidenciando sua forte musculatura constritora.
Alimentam-se basicamente de aves e de pequenos e médios mamíferos, que matam por constrição. Sua pupila vertical as caracteriza como animais noturnos, embora a prática mostre que possuem também atividades diurnas. Podem ter até 50 filhotes que nascem entre novembro e fevereiro, já totalmente formados, sendo portanto uma espécie vivípara (ou ovípara dependendo do autor).
Existe muito folclore em torno das jibóias. Em algumas regiões do Brasil, sua cabeça é cortada e usada como colar, com a finalidade de "fechar o corpo", protegendo o indivíduo contra uma série de males e "maus olhados". O famoso "Bafo de Jibóia" que popularmente causa manchas e feridas na pele, nada mais é que uma estratégia de defesa, onde a serpente expulsa o ar dos pulmões, produzindo um som característico; essa reação vem, muitas vezes, acompanhada do "bote".
No Brasil consideram-se duas subespécies; Boa constrictor constrictor Forcart, 1960, de grande porte, coloração amarelada e pouco agressiva, distribuindo-se pela região amazônica e pelo nordeste; e Boa constrictor amarali Stull, 1932, de menor porte, mais escura (acinzentada), mais agressiva, distribuindo-se do centro-oeste para o sul.

Entendido pessoal? Sem medos? Tudo GG? Joinha Joinha...
Um abraço à todos e fiquem com papai do céu.

Um comentário:

Fernando Casting disse...

São verdadeiramente lindas.