quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AVANÇO DO MAR - PARTE 2

Está se tornando cada vez mais comuns este tipo de noticiário, acompanhem.

Na última segunda-feira, o NETV - PE mostrou a destruição provocada pelo avanço do mar, na praia de Pau Amarelo, em Paulista. A situação também não está boa na Ilha de Itamaracá. Lá, a maior preocupação é com o Projeto Peixe-boi, que sofre com as marés altas. O avanço do oceano já destrói muros e parte das casas. No Centro Mamíferos Aquáticos, onde é desenvolvido o Projeto Peixe-Boi, os pesquisadores estão preocupados. Todos os anos a maré sobe e derruba os pilares da cerca, que tem que ser reconstruída mais para dentro. Há quatro anos ela ficava a mais ou menos 40 metros de onde está, onde agora só tem mar. Há 15 dias, a cerca ficava onde hoje está um pedaço de árvore (foto 1), mas o mar derrubou tudo. Ela foi reconstruída dois metros depois. “Este ano a gente já teve um recuo da cerca. A gente teme que comece a atingir as instalações físicas”, informou o analista ambiental do Instituto Chico Mendes, Maurício Carlos Martins de Andrade. Nos últimos anos, uma marina também teve parte das garagens destruída. A faixa de areia da praia que fica em frente já teve mais de cem metros (foto 2). "Eu desmanchei uma boa parte para não perder o material e o restante o mar foi degradando. Depois outras três garagens foram desmanchadas por conta do avanço", disse o dono da marina, Antônio Fernando Barros.


esta reportagem foi postada ontem, dia 03/02/2010 no site http://www.pe360graus.com/ e para maiores informações vocês podem acessá-lo.


Grande beijo!
Foto 1

Foto 2

Um comentário:

Anônimo disse...

Acesse o site Jaboatão em Foco, tem um artigo recente, falando sobre controle de erosão em áreas urbanas que pode ajudá-los a resolver o problema.