quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PRAIA DE MANGUE-SECO, IGARASSU - PE

A praia de Mangue Seco esta localizada no distrito de Nova Cruz na cidade de Igarassu com distância média do centro do Recife de 57km. Tem como principal via de acesso a BR-101 e PE-14.Situa-se entre a barra Sul do Canal de Santa Cruz ao norte da Praia do Capitão.
Mangue Seco tem sua ambiência tomada pela Ilha de Itamaracá, Ilhota Coroa do Avião, estuário do Rio Timbó e o Pontal de Maria Farinha. Com uma extensão de aproximadamente 1000 m e morfologia plana a suavemente ondulada, suas águas são pouco profundas com pequenas ondas e grande intensidade de maré, com recuo superior aos 1.000 m na baixa-mar. As areias são claras e a vegetação dominada por coqueiros e espécies rasteiras. A praia torna-se interessante para banho, passeios de barcos, prática de esportes náuticos, contemplação de paisagem e pesca de superfície. Nos períodos de baixa-mar, devido ao grande recuo de maré, é possível caminhar até a Ilhota Coroa do Avião e observar a coleta de mariscos por parte da população local e da região.




E falando em marisco...você sabe que criaturas são estas?
São Moluscos da classe dos bivalves, ou seja, constituída por duas valvas.Esta concha protegem o corpo do molusco, entre elas há o pé muscular e os sifões inalantes e exalante para a entrada e saída da água, que traz oxigênio, depois absorvido por difusão direta pelas lâminas branquiais, assim como alimento e também aumenta o risco de intoxicações, pois este tipo de alimentação é comum em animais fixos represantando um grande risco caso a ostra e/ou marisco entre em contato com poluição.Em mangue seco é comum observar pescadores e até mesmo alguns banhistas "catando" mariscos, pois o mesmo é utilizado em vários pratos típicos do nosso estado além de ser fonte de renda as comunidades pesqueiras do local.



Também é comum encontrar muitos moluscos da classe Gastropoda, como é o caso dos da família Fasciolariidae e Neritiidae.


Explorando o ambiente local ainda foi possível visualizar um pequenino poliqueta,com cerca de 10cm escavando na areia, local onde ele também é encontrado.

Peraí...POLIQUETA? Massss, o que é isso mesmo???

São vermes segmentados, comuns ao longo da costa brasileira, encontrados nos fundos arenosos e rochosos, geralmente sob as pedras ou enterrados na areia. Podem medir de 0,10 a 1,50 metros de comprimento. A cabeça apresenta apêndices sensitivos (pequenos tentáculos) e uma faringe protrátil com duas mandíbulas contendo dentes córneos.


Mangue seco é um verdadeiro paraíso, seja para banhistas ou pescadores, que dalí tiram seu sustento e é relevante falar sobre a importância de preservar este ambiente, pois foi possível observar muito lixo espalhado e a presença constante de animais.Vamos mantê-la limpa sempre!

Um mega beijo no coração!!!

4 comentários:

Amanda Lima disse...

Estava fazendo buscas sobre esta praia e encontrei seu blog com informações bastante interessante,muito legal.

Jorge Nunes disse...

Parabéns Tatá!

Fotos bacanas e explicações fantáticas.

Continue assim...

Jorge Nunes disse...

Que praia linda!

Você ainda me deve esse passeio.

Naiara Beber disse...

Bom dia! Poderia me ajudar com uma informação? O que são esses animais redondos, mostrado na foto entre dois gastrópodes? Encontrei um na praia, e gostaria de saber mais sobre sua espécie