domingo, 2 de agosto de 2009

A LENDA DE LUPÃ E YARAMEY

Uma lenda muito interessante, boa leitura!

Diz uma velha lenda indígena que o caranguejo era um belo príncipe “Tremembé” chamado Lupã que costumava se entregar à luxúria e aos prazeres da carne. Até que a Deusa do Amor o fez apaixonar-se por uma linda índia chamada Yaramey que também o amava.
A índia ao presenciar a infidelidade libidinosa de seu príncipe, preferiu dar cabo de sua própria vida a permitir que aquela dor insuportável dilacerasse o seu frágil coração, por mais tempo. Então subiu no mais alto galho de uma grande Risophora à margem do rio e de lá atirou-se na lama do manguezal de onde nunca mais emergiu.
O belo príncipe, até então sem princípios, ao saber da morte de sua amada, arrependeu-se de todo sofrimento que lhe causará e pediu à Deusa do Amor que lhe desse os meios para procurar Yaramey. E a Deusa, atendendo ao seu pedido transformou Lupã no primeiro caranguejo do Delta. E ele passou a viver somente da lembrança de sua amada, alimentando-se das folhas da Risophora e cavando buracos na lama, numa busca incessante, com o único objetivo de reencontrar o seu grande amor. E, para nunca esquecer a imagem nua daquele lindo corpo de sua eterna paixão, resolveu tatuá-lo em sua própria carapaça.
Isso teria acontecido há milhares de anos. Mas, foi tão intenso que todas as gerações de Lupã herdaram os seus sentimentos, hábitos e principalmente a magnífica imagem de Yaramey em suas carapaças.

Agora observem bem a carapaça deste carangueijo e deixem a imaginação fluir.




Nenhum comentário: