quinta-feira, 20 de agosto de 2009

OS SUPER-HERÓIS DO RIO TAPACURÁ

Os estudantes de Vitória de Santo Antão, município localizado na zona da mata do estado de Pernambuco, adotaram o principal rio da cidade, o Tapacurá.Eles coletam amostras de água semanalmente e analisam o nível de poluição e cobram atitudes urgentes para salvar o Tapacurá.


Esta ação faz parte de um projeto chamado REFLORESTÀGUA, desenvolvido pela Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), também em outros cinco municípios de Pernambuco. A intenção dos idealizadores é formar uma rede de proteção pela bacia hidrográfica do rio Tapacurá.O projeto (patrocinado pela Petrobrás) foi lançado em 2005 e já envolveu 1447 crianças nestas cidades.A preservação da Bacia é relevante também para a região metropolitana do Recife, onde 1 milhão de habitantes são beneficiados pelo abastecimento de água proveniente do rio.


Além do monitoramento participativo da qualidade de água, a iniciativa inclui outras ações de educação ambiental e mobilização social, como reflorestamento participativo.



O RIO TAPACURÁ

* É o principal afluente do rio Capibaribe, rio que banha a cidade do Recife.


* A bacia do Tapacurá abrange seis municípios: Vitória de Santo Antão, Pombos, São Lourenço da Mata, Gravatá, Moreno e Chã Grande.


* Também conta com 12 microbacias, sendo as principais dos riachos Itapessirica, Natuba, Gameleira e Várzea do Una.


* A nascente do rio fica em Gravatá (PE) e a qualidade da água é considerada boa no trecho superior, piorando acentuadamente ao passar por Pombos e Vitória de Santo Antão.


* O manancial passa por uma gradativa recuperação no trecho inferior, voltando a receber poluentes ao se aproximar do Rio Capibaribe.


* As principais fontes poluidoras são os esgotos domésticos, os matadouros e as casas de farinha.


Para saber mais sobre o projeto REFLORESTÁGUA acessem o site da Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE): www.sne.org.br/reflorestagua

Esta reportagem foi publicada no Jornal Diário de Pernambuco no dia 19/08/09.

Nenhum comentário: